Keith Richards nasceu em 18 de
dezembro de 1943, em Dartford, Condado de Kent, filho único de Bertrand
Richards e Doris Dupree Richards. Ele viveu seus primeiros anos sob o ataque
dos foguetes V-1 nazistas sobre sua cidade. Filho de trabalhadores de fábrica e
neto de socialistas e líderes de lutas pelos direitos civis, seu contato com a
música veio desde criança, através do avô Gus, que tinha em sua casa um velho
violão de cordas de tripas, como diz sua autobiografia.
Keith, ainda jovem, admirava o
Rock and Roll e o Blues produzido nos Estados Unidos, sendo fã de Elvis
Presley, Muddy Waters e Willie Dixon, entre outros. Estudava na Sidcup School
of Art, quando, em 1961, reencontrou o amigo de infância Mick Jagger, também
aficionado em Blues. Logo Keith abandonou os estudos e investiu tudo na banda.
Admirador do tipo de música do
guitarrista negro americano Chuck Berry, um dos precursores do rock’n'roll,
Keith foi o principal responsável pela introdução do rhythm and blues no
repertório da banda, que ele desenvolveu com o outro fundador, Brian Jones,
introduzindo um som de duas guitarras na linha rítmica dos Stones, fazendo a
diferença com o grupo que explodia no mundo todo na época do começo de sua
carreira, os Beatles e criando um som mais pesado.
Considerado um dos maiores
criadores de riffs – refrões musicais – da história do rock e autor de (I Can't
Get No) Satisfaction, o grande hino da carreira dos Stones até hoje – criada
durante uma noite insonia num quarto de hotel de Los Angeles em 1965 - Richards
e seus companheiros de banda Brian Jones, Mick Jagger, Charlie Watts e Bill
Wyman, os originais Rolling Stones, estouraram no Reino Unido e em todo o
planeta a partir da segunda metade dos anos 60, fazendo uma música crua e de
letras provocativas, misturando rock, folk,pop, soul e gospel, vendendo milhões
de discos e arrebatando platéias e fãs em todos os cantos do mundo, quando eram
considerados a maior banda rhythm and blues e a segunda maior banda da
história, depois de seus eternos rivais-amigos, Os Beatles, a quem faziam o
contraponto de “meninos maus”, diferente da imagem de bonzinhos do grupo de
Liverpool.
Além de seu trabalho com os
Stones, Keith também manteve uma carreira solo paralela, além de gravar com
outros artistas como Steve Jordan, Tom Waits, John Phillips, Aretha Franklin,
Bono, The Edge e outros.
Um dos segredos da sonoridade
única produzida por Keith é a afinação diferente de sua guitarra, que ele
descobriu “...no final de 1968 ou início de 1969...”, segundo o próprio, depois
que descobriu um dos segredos do blues. As seis cordas da Guitarra Elétrica são
normalmente afinadas em mi-lá-ré-sol-si-mi.
Depois de colaborar com o grande
instrumentista e arranjador Ry Cooder, Richards aprendeu e adotou a afinação em
sol aberto, em que a guitarra é afinada num acorde em sol: ré-sol-ré-sol-si-ré.
Bluesman do Mississipi, como Robert Johnson ou Charley Patton usavam essa
afinação. Richards retirou a corda mais baixa de uma Fender Telecaster afinada
em sol-ré-sol-si-ré e produziu os riffs de Tumbling Dice, Brown Sugar, Honky
Tonk Women, All Down the Line, Can’t You Hear Me Knocking, entre outros. Tocar
essas músicas na afinação tradicional não produzem o mesmo ronco, o som
ressoante que Keith Richards produz em, digamos, Get Yer Ya-Ya's Out! The
Rolling Stones in Concert, o melhor disco ao vivo dos Stones.
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