Miniatura Guitarra Steve Vai


    Steve Vai nasceu no dia 6 de junho de 1960 em Long Island, no estado americano de Nova Iorque. Começou a ter aulas de guitarra com 12 anos de idade e seu primeiro professor foi ninguém menos que Joe Satriani. Alguns anos depois, o guitarrista seguiria os mesmos passos de seu mestre, formando-se na famosa Berklee School Of Music.
    Aos 19 anos, Vai mudou-se para Los Angeles onde, após transcrever músicas complicadíssimas de Frank Zappa para partitura, convenceu o músico a contratá-lo em sua banda. Gravou seu primeiro disco solo “Flex-Able Leftovers” em 1984, chamando atenção das bandas e guitarristas em geral. Em 1985 entrou no Alcatrazz, substituindo outra lenda das seis cordas: o sueco Yngwie Malmsteen. 
    No ano seguinte, David Lee Roth, que havia deixado o Van Halen, convida Vai para tocar em sua banda solo. O vocalista era bastante famoso, o que proporcionou enorme crescimento na carreira de Vai, realizando grandes turnês e lançando dois discos: “Eat’ Em Smile”, em 1986 e “Skycraper” em 1988.
    Em 1989, o guitarrista do Whitesnake, Vivian Campbell, sofre um acidente que o impossibilita de entrar em estúdio. “Slip Of The Tongue”, o próximo álbum do grupo, é então gravado por Steve Vai. O guitarrista ainda tocou com a banda na turnê de divulgação do disco, que foi considerado pelos fãs, um dos melhores do grupo.
    De volta pra casa, Vai começa a trabalhar no seu segundo disco solo e, em 1990, lança “Passion And Warfare”. O álbum foi aclamado mundialmente, dando ao guitarrista o ‘status’ de “deus da guitarra”. A faixa “For The Love of God”, em especial, impressionou a todos, alternando com perfeição a técnica, velocidade e ‘feeling’.
    Mesmo após todo esse sucesso, Vai resolve inovar e em 1993, gravou “Sex & Religion” com o vocalista Devin Townsend. O disco não foi um grande sucesso e o guitarrista volta às origens, com músicas instrumentais nos trabalhos seguintes: “Alien Love Secrets”, de 1995 e “Fire Garden”, de 1996.
Ainda em 96, Steve Vai entra no projeto “G3”, com seu antigo professor, Joe Satriani, e Eric Johnson. Os shows consistiam em uma apresentação individual de cada um dos músicos e uma ‘jam session’ entre os três, no fim da noite.
A turnê foi registrada em 1997, com o lançamento do disco “G3:Live Concert”.Mais um disco solo, o “The Ultrazone”, saiu em 1999 e nos anos seguintes o guitarrista continuou lançando álbuns e registros ao vivo. Em 2003, Vai volta a sair em turnê com o G3, desta vez, ao lado de Joe Satriani e Yngwie Malmstee.
    No ano de 2005, Steve Vai estreou uma peça de guitarra e violão chamada “The Blossom Suíte”, que compôs em parceria com a violinista erudita Sharon Isbin. Nesse mesmo ano sai “Real Illusions: Reflections”.
    O guitarrista sempre teve um agenda repleta de compromissos. Nos últimos anos, além de seus álbuns, lançou canções para trilha de ‘games’ e participou de álbuns de diversos artistas, como Glenn Hughes, The Devin Townsend Band, Motörhead e Meat Loaf.

Um comentário: